quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Fibras !!!

oi eu sou a laura e neste trimestre estamos nos grupos trabalhando sobre as fibras
então meu grupo é a kelen leticia a thaise o gabriel e eu

e o meu tex to é esse ai abaixo ↓

Fibras alimentares são essenciais, mas não são nutrientes ?

As fibras alimentares não fornecem nutrientes para o organismo, entretanto são um elemento essencial na dieta.

As fibras, que formam o esqueleto dos vegetais, consistem de celulose de vegetais e outros elementos na alimentação que não conseguimos digerir.

As fibras são um paradoxo porque não alimentam, mas são essenciais à saúde. Elas previnem doenças graves e até podem ajudar no emagrecimento. Dietas com quantidades suficientes de fibras regularizam o funcionamento do intestino e evitam prisão de ventre e outros problemas. Entretanto, o consumo exagerado de fibras pode dificultar a absorção de alguns minerais.


Quais são as principais fontes de fibras?



Alimentos ricos em fibras são frutas, vegetais, pão integral, nozes, legumes, cereais integrais e farelos são fontes de fibras. A dieta ocidental tem sido pobre em fibras, em conseqüência da produção em massa de alimentos refinados associada ao consumo crescente de carne vermelha. Isto causou a disseminação de algumas das chamadas "doenças da civilização", como a constipação intestinal, a diverticulose e a diverticulite, as hemorróidas, os problemas cardiovasculares e o câncer de cólon.

O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos recomenda a ingestão diária de 30 gramas de fibras. O brasileiro das grandes cidades ainda está longe desta meta, pois segundo dados do Estudo Nacional de Despesa Familiar (Endef), do IBGE, o consumo médio de fibras por pessoa em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre é de aproximadamente 20 gramas.


FIBRAS


Por considerar fundamental as fibras em nossa alimentação , principalmente nos dias de hoje onde notamos por parte das pessoas um total desconhecimento nutricional , dedico especialmente este capítulo às fibras . Seja por fatores culturais , por fatores monetários ou simplesmente por “não gostar” de determinadas comidas , uma grande parte das pessoas deixa de consumi-las .

As fibras são hidratos de carbono do tipo polissacarídeos que são compostos complexos resultantes da combinação de muitas unidades de açúcar simples , ou monossacarídeos. Elas são insolúveis em água e são classificados como não digeríveis .

Encontradas em muitos alimentos , as fibras ajudam a a diminuir os níveis de colesterol e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, beneficiando principalmente os portadores de colesterol elevado e diabéticos , ajudam a evitar o câncer do intestino grosso , prisão-de-ventre , hemorróidas , obesidade e muitos outros problemas. Alimentos com altos de teor de fibras passam pelo aparelho intestinal devido à ação peristáltica do canal alimentar , e levam com elas muitas substância tóxicas que do contrário ficariam aí alojadas .

As fibras alimentares agem sobre o peso das fezes . A ingestão de 100-170 gramas de fibras por dia provoca um trânsito intestinal de 30 horas ( peso 500 gr. ) . Já os americanos , ingerindo cerca de 20 gramas por dia , têm um trânsito de 48 horas e um peso menor que 100 gramas . Daí ser usada no tratamento da constipação intestinal , assim como em casos de diarréia , provocando a normalização do trânsito , já que o maior peso causa menor pressão da defecação com menos estresse inflingindo as paredes , daí diminuindo a incidência de formação de divertículos .

A digestão dos alimentos é beneficiada pelas fibras que alteram o trânsito intestinal e o esvaziamento gástrico .

A glicemia também se normaliza , já que a absorção se torna mais lenta .

Os metais tóxicos são eliminados porém os essenciais também podem sê-lo . Daí os riscos que uma dieta estritamente vegetariana pode causar em relação ao Zinco , que pode ser depletado pelas fibras ( este metal só é praticamente encontrado em fontes animais ) .

As fibras pouco solúveis tem ação menor ( farelo de aveia ) ; a fermentação das fibras produzem ácidos graxos de cadeia curta ( acético-propiônico-butírico ) que exercem proteção a parede intestinal inclusive inibindo a gênese do carcinoma intestinal .

Com a ingestão de fibras , a flora intestinal se torna predominantemente de lactobacilos , consequentemente , diminuindo a flora patogênica .

A prevenção da obesidade vem do fato que as fibras causam um aumento na mastigação melhorando o processo alimentar e com isso , aumentando a perda fecal de calorias , aumento da reação de enzimas digestivas , aumento da saciedade e melhora da tolerância à glicose . Se essas substâncias nocivas não são expulsas pelo corpo , resultam em doenças.

estamos estudando tambem sobre batatas pera maça uva e outros

Pêra é uma escolha saudável

A pêra não tem colesterol, sódio ou gordura saturada. Ela oferece uma fonte rápida e natural de energia, devido às grandes quantidade de frutose e glicose. Além disso pêra tem mais levulose, o mais doce açúcar natural, do que qualquer outra fruta. A pêra é um alimento que têm uma grande quantidade de nutrientes.


FIBRA DE MAÇÃ

Elaborada a partir de maçãs vermelhas e maduras, que são desidratadas e moidas, através de moderno processo tecnológico.

O Fibrape Farinha de Maçã é um alimento saboroso, nutritivo e rico em fibras.

Cada 20g do produto contém 3,5g de fibras totais, das quais: 68% de fibras insolúveis e 32% de fibras solúveis.

É um alimento energético, rico em carboidratos.



entra outros







Um comentário:

Unknown disse...

Não encontrei o texto pessoal, só cópia. NA
Profª Aline